
Em primeiro plano a polémica escultura que popularmente lhe foi dado o nome de "abraço". Em segundo plano a Escola Secundária Dr. Júlio Martins, ainda hoje conhecida por muitos pela Escola Industrial e Comercial de Chaves que em tempos passados formou muita gente directamente para a vida laboral. Electricistas, mecânicos, contabilistas, etc. Escolas que hoje, no entender de muita gente, ainda deveriam existir e formar profissões como então o fazia.
Era (em tempos passados) a Escola Industrial, rival em tudo, do Liceu. A escola, associada a classes mais humildes rivalizava com o liceu para onde iam os "betinhos" filhos dos "doutores". Claro que havia de tudo em ambos estabelecimentos, mas a maioria dava razão à rivalidade. Desportivamente a Escola era campeã em Andebol e o Liceu em Voleibol, e, mais tarde, em basquetebol. No futebol as coisa aí já piavam mais fino e os jogos eram sempre disputados taco-a-taco, tal como nas arruadas de 31 de Outubro feira dos Santos fora, em que raro era o ano em que as rivalidades não viravam em confrontos.
No entanto, todos os da minha geração passaram obrigatoriamente por esta escola. Pois era lá que funcionava o ciclo preparatório.
De Clara Ferreira a 5 de Março de 2010 às 22:10
Nos bons tempos em que eu estudei nessa mesma escola,eramos campeas em Andebol.Concerteza que a evolucao dos tempos sao necessarios,mas e com muitas saudades que recordo esses velhso tempos mesmo por muito humildes que fossem.Obg
De j.vasques@cox.net a 24 de Março de 2011 às 01:03
Meus amigos do liceu FERNAO MAGALHAES, nao tenham receio em afirmar, que de facto, o melhor estabelecimento de ensino na cidade de Chaves e a ESCOLA INDUSTRIAL E COMERCIAL. Curiosamente, nunca perdi um jogo de andebol com o liceu, e nao foram poucos os jogos que participei.Ja agora tambem posso informar que sou aluno pioneiro dessa escola, indo da velha da Lapa.
Comentar post