
Em primeiro plano a polémica escultura que popularmente lhe foi dado o nome de "abraço". Em segundo plano a Escola Secundária Dr. Júlio Martins, ainda hoje conhecida por muitos pela Escola Industrial e Comercial de Chaves que em tempos passados formou muita gente directamente para a vida laboral. Electricistas, mecânicos, contabilistas, etc. Escolas que hoje, no entender de muita gente, ainda deveriam existir e formar profissões como então o fazia.
Era (em tempos passados) a Escola Industrial, rival em tudo, do Liceu. A escola, associada a classes mais humildes rivalizava com o liceu para onde iam os "betinhos" filhos dos "doutores". Claro que havia de tudo em ambos estabelecimentos, mas a maioria dava razão à rivalidade. Desportivamente a Escola era campeã em Andebol e o Liceu em Voleibol, e, mais tarde, em basquetebol. No futebol as coisa aí já piavam mais fino e os jogos eram sempre disputados taco-a-taco, tal como nas arruadas de 31 de Outubro feira dos Santos fora, em que raro era o ano em que as rivalidades não viravam em confrontos.
No entanto, todos os da minha geração passaram obrigatoriamente por esta escola. Pois era lá que funcionava o ciclo preparatório.
De eduardo a 8 de Setembro de 2009 às 00:36
a tecnica... mas estao paá a falar do liceu ... o liceu sim é k é uma escola ... a tecnica é um degredo e os alunos nao se sabem comportar o k se reflekt nos resultados por outo lado o liceu sim é uma familia onde alunos e professores se podem orgulhar de tal instituiçao
De Clara Ferreira a 5 de Março de 2010 às 22:21
Olha Eduardo,espero que venhas a ler este comentario meu,pois sinto-me muito orgulhosa da educacao que recebi Na Escola Industrial e Comercial de Chaves.Nao desfasendo so teus professores,o teu comentario nao mostra que tenhas aprendido muito,pq a educacao fundamental aprende-se em casa que principia por respeitar tudo e todos e tu nao mostras nem uma coisa nem outra.Pois eu ja sai de Portugal ha mais de 30 anos fui criada no tempo do Salazar e digo-te uma coisa,nesse tempo havoa educacao fosse na escoal ou no liceu ...
Comentar post