Segunda-feira, 4 de Julho de 2005

Escola Dr. Júlio Martins (ou Industrial)

66c-bl.JPG

Em primeiro plano a polémica escultura que popularmente lhe foi dado o nome de "abraço". Em segundo plano a Escola Secundária Dr. Júlio Martins, ainda hoje conhecida por muitos pela Escola Industrial e Comercial de Chaves que em tempos passados formou muita gente directamente para a vida laboral. Electricistas, mecânicos, contabilistas, etc. Escolas que hoje, no entender de muita gente, ainda deveriam existir e formar profissões como então o fazia.

Era (em tempos passados) a Escola Industrial, rival em tudo, do Liceu. A escola, associada a classes mais humildes rivalizava com o liceu para onde iam os "betinhos" filhos dos "doutores". Claro que havia de tudo em ambos estabelecimentos, mas a maioria dava razão à rivalidade. Desportivamente a Escola era campeã em Andebol e o Liceu em Voleibol, e, mais tarde, em basquetebol. No futebol as coisa aí já piavam mais fino e os jogos eram sempre disputados taco-a-taco, tal como nas arruadas de 31 de Outubro feira dos Santos fora, em que raro era o ano em que as rivalidades não viravam em confrontos.

No entanto, todos os da minha geração passaram obrigatoriamente por esta escola. Pois era lá que funcionava o ciclo preparatório.

publicado por Fer.Ribeiro às 02:18
link do post | comentar | favorito
9 comentários:
De Jorge Morais a 9 de Julho de 2005 às 00:02
Eu por ali andei, entre 84 e 90, antes de vir estudar para o Porto. Mas no meu tempo a alcunha dela era "A Técnica".


De humberto serra a 4 de Julho de 2005 às 09:38
Como sou da tal geração, fiz aqui o Ciclo Preparatório em 1969/70 e 1970/71, como não havia edifício, era aqui que funcionava a Escola a Escola Preparatória Marechal Carmona. Era tambem aqui que se fazia ao que hoje se chama Formação Profissional. Quanto às rivalidades com o Liceu, claro que me recordo perfeitamente, na parte desportiva em especial.


De Francisco Rodrigues a 4 de Julho de 2005 às 08:48
Por ter começado a trabalhar muito cedo (6 (seis) anos)não tive a possibilidade de ter ido estudar para a Escola Industrial. Estudei mais tarde, noutra terra e noutra grande escola Alfredo da Silva-Barreiro. Mas estes episódios eu lembro-me também como se fosse hoje. E não é que eu sem lá estudar, também tomava partido pela escola. E era mesmo pelo que é dito eu era pobre.


De Adilia a 23 de Setembro de 2008 às 20:52
Eu and0 na tecnica, e a rivalidade c0m 0 liceu c0ntinua a ser muita...

Eu g0st0 muit0 mais da tecnica d0 que d0 liceu...

Estud0 n0 10º an0 de ciencias e tecn0l0gias e p0ss0 afirmar qe é uma esc0la fantastica...


De ana a 25 de Dezembro de 2008 às 16:06
eu ando na tecnica(julio martins) e posso garantir que e a melhor escola de chaves nem o liceu chega aos pes da tecnica e a melhor escola de chaves sem duvida


De eduardo a 8 de Setembro de 2009 às 00:36
a tecnica... mas estao paá a falar do liceu ... o liceu sim é k é uma escola ... a tecnica é um degredo e os alunos nao se sabem comportar o k se reflekt nos resultados por outo lado o liceu sim é uma familia onde alunos e professores se podem orgulhar de tal instituiçao


De Clara Ferreira a 5 de Março de 2010 às 22:21
Olha Eduardo,espero que venhas a ler este comentario meu,pois sinto-me muito orgulhosa da educacao que recebi Na Escola Industrial e Comercial de Chaves.Nao desfasendo so teus professores,o teu comentario nao mostra que tenhas aprendido muito,pq a educacao fundamental aprende-se em casa que principia por respeitar tudo e todos e tu nao mostras nem uma coisa nem outra.Pois eu ja sai de Portugal ha mais de 30 anos fui criada no tempo do Salazar e digo-te uma coisa,nesse tempo havoa educacao fosse na escoal ou no liceu ...


De Clara Ferreira a 5 de Março de 2010 às 22:10
Nos bons tempos em que eu estudei nessa mesma escola,eramos campeas em Andebol.Concerteza que a evolucao dos tempos sao necessarios,mas e com muitas saudades que recordo esses velhso tempos mesmo por muito humildes que fossem.Obg


De j.vasques@cox.net a 24 de Março de 2011 às 01:03
Meus amigos do liceu FERNAO MAGALHAES, nao tenham receio em afirmar, que de facto, o melhor estabelecimento de ensino na cidade de Chaves e a ESCOLA INDUSTRIAL E COMERCIAL. Curiosamente, nunca perdi um jogo de andebol com o liceu, e nao foram poucos os jogos que participei.Ja agora tambem posso informar que sou aluno pioneiro dessa escola, indo da velha da Lapa.


Comentar post

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 89 seguidores

.pesquisar

 

.Junho 2006

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


.links

.posts recentes

. Este Blog já não mora aqu...

. Rua do Sol (sem sol)

. Jardim de Infância de Cha...

. Chaves, 8 de Julho

. Anoitecer em Chaves

. Chaves, uma cidade de pro...

. Chaves (re)desenhada - Po...

. Chaves (Re)desenhada

. Chaves - Rua Direita

. Escola Dr. Júlio Martins ...

. Forte de S.Neutel

. Chaves - As Torres

. Nadir Afonso

. Chaves Colorida

. Chaves - Piscinas da Quin...

. Chaves - Auto Viação do T...

. Chaves - Praça da Repúbli...

. Chaves- Vista Parcial (do...

. 9 meses de inverno, 3 de ...

. Chaves - Ponte Romana

.arquivos

. Junho 2006

. Julho 2005

. Junho 2005

. Maio 2005

. Abril 2005

. Março 2005

. Fevereiro 2005

. Janeiro 2005

.links

SAPO Blogs

.subscrever feeds